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DICAS DE SAÚDE!!! - TEMA: TERCEIRA IDADE "MUSCULAÇÃO E SAÚDE" (Por: Lilian Rosina)

Pessoas idosas e sedentárias apresentam atualmente processos progressivos de desgastes e enfraquecimento dos ossos, músculos e articulações, o que leva ao aparecimento de dores e pode chegar a impedir atividades tão suaves como caminhar. Músculos fortes e com boa elasticidade funcionam como amortecedores de forças externas, aliviando as articulações.

Os melhores exercícios para estimular a integridade e a função do aparelho locomotor são exercícios resistidos, geralmente realizados com pesos graduáveis, cuja pratica é hoje conhecida como musculação. As evidências científicas atuais demonstram que os exercícios resistidos também contribuem para promover saúde cardiovascular.

Com relação à segurança, os exercícios resistidos foram identificados como os mais adequados para pessoas sedentárias ou debilitadas em função da facilidade com que podem ser adaptados para essas pessoas e para qualquer condição de saúde e de aptidão.

A musculação pode ser mais suave do que caminhar. Com procedimentos técnicos simples, os exercícios resistidos proporcionam grande segurança nas doenças reumáticas, ortopédicas e neurológicas. Além de seguros, os exercícios resistidos são importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas, promovendo saúde geral.

 

Por: Lilian Rosina

 

Lilian Thaís Rosina é Personal Trainer na Academia Bem Estar Fisio Fitness - Academia de Musculação Supervisionada para a Terceira Idade e Tratamento de Reabilitação de Patologia.

A Academia Bem Estar Fisio Fitness fica na Rua Néo Alves Martins, 595 – Zona 3 (atrás do Hospital Santa Casa).

Telefone: (44) 3028 4344 (Maringá - PR)

18/12/2013