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DICAS DE SAÚDE!!! - TEMA: "ATIVIDADE FÍSICA E TERCEIRA IDADE" (Por: Ana Lima Personal Trainer)

O movimento e a atividade física são importantes em todas as fases da vida e na terceira idade não poderia ser diferente.

Manter um corpo forte e ativo de acordo com as condições e necessidades de cada um é primordial para viver com qualidade e satisfação.

Com o passar dos anos o corpo sofre mudanças como perda de massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea, e ainda, aumento de massa gorda. Essa condição é agravada com o sedentarismo.

Além de manter as atividades físicas, que de forma simples, correspondem às atividades diárias que tiram o corpo do repouso, é essencial que os idosos tenham o hábito de praticar exercícios físicos, que são aqueles com frequência, duração e intensidade.

No entanto, os exercícios físicos devem ser praticados com cuidado e com a supervisão de um profissional de Educação Física, para proporcionar os benefícios que podem ser divididos em físicos e psicológicos:

  • Físicos: maior resistência corporal, força muscular, equilíbrio e melhorias nas realizações das atividades praticadas no dia a dia, como diminuição do risco de quedas.
  • Psicológicos: memória, concentração, atenção e quando são exercícios praticados em grupo, socialização e aumento do circulo de amizades, diminuindo quadros de depressão.

Estudos veem demonstrando que indivíduos fisicamente ativos apresentam uma maior longevidade, pois diminuem as perdas relacionadas ao envelhecimento.

Sendo assim procurar um exercício físico que traga prazer é essencial para ser ativo e saudável, mantendo assim, a qualidade de vida para aproveitar essa fase que é chamada por muitos de “Melhor Idade”.

 

Por: Ana Lima Personal Trainer

18/12/2013