Portal Agora

DICAS DE SAÚDE!!! - TEMA: CICLISMO (PARTE 1) - "COMEÇANDO A PEDALAR" (Por: Denílson Silva)

Cada vez mais aumenta a quantidade de pessoas pedalando, podemos notar isso em nossa própria cidade. Hoje em Mandaguari existem vários grupos que cortam as estradas e as rodovias da região em busca de uma melhor qualidade de vida. A bike nos proporciona o vício bom de juntar a galera, agregar mais amigos onde o que vale não é quem chega primeiro e sim a satisfação de cada história vivida nos treinos.

Para começar a pedalar, primeiro você precisa definir se gosta mais da velocidade do asfalto ou do ar puro com cheiro de terra das estradas rurais e trilhas. A partir daí é hora de definir qual bike comprar, Speed ou MontainBike. Existem no mercado inúmeras marcas que podem atender suas necessidades com qualidade, em relação a preço vai do bolso de cada indivíduo, porém temos que ter em mente que “Milagres só com Deus”. Digo isso porque para pedalar precisamos ter o mínimo de qualidade, ou seja: um quadro com boa geometria e tamanho correto, freios que realmente funcionem e câmbios eficientes para as trocas de marcha. Desta forma uma bike de entrada que não lhe trará problemas não sai por menos de R$ 2.000,00, nessa faixa de preço não devemos nos preocupar com peso, pois quanto mais leve mais caro.

            Digamos que você já comprou a sua bike dos sonhos, a hora chegou, vamos fazer força! Tenha em mente que pedalar é sofrido, no início o pulmão queima, as pernas amolecem e o corpo dói. Por isso vá devagar, aumente as distâncias percorridas e a intensidade dos treinos aos poucos, respeite seus limites e em algumas semanas já se percebe melhoras consideráveis. Procure pedalar em grupo, use capacete e luvas, uma boa bermuda de lycra com forro é importantíssimo, não se esqueça da hidratação, sempre carregue consigo pelo menos duas câmaras de ar reservas, espátula e bomba, uma hora ou outra vai furar, não tem jeito.

            Passada a fase de adaptação, cada treino fica mais gostoso, seu corpo aumenta a produção de adrenalina e isso vicia, sua respiração e circulação melhoram, você perde peso e consequentemente sua vida é outra. Aproveite o vento no rosto, o calor do sol e o sentimento único de superação a cada distância ou subida vencida. Boas pedaladas!!!

 

 

Professor Denilson Silva

Formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá

Técnico de Voleibol do Município de Mandaguari

Ciclista desde 1992.

26/12/2013