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DICAS DE SAÚDE!!! - TEMA: CICLISMO (PARTE 2) - "AGORA FICOU SÉRIO, VOCÊ PEGOU GOSTO PELA BIKE!!!" (Por: Denílson Silva)

Vamos partir do princípio que você já comprou sua bike, gostou e se adaptou ao ciclismo, é hora de começar a organizar seu treinamento. Procure um médico e faça os exames necessários que lhe permitam a prática de atividades físicas regularmente. Não treine muito duro no início, aumente a intensidade aos poucos, é melhor fazer quatro treinos de uma hora durante a semana, do que somente um treino de quatro horas no fim de semana.

Treine assim nas primeiras semanas. Você sentirá que está evoluindo, sofrerá menos nas subidas, o treino de uma hora já não lhe deixa mais exausto, então poderá aumentar a carga de treinamento. Aumente para uma hora e meia os treinos durante a semana e comece a fazer treinos mais longos aos finais de semana. Principalmente nesses treinos mais longos não se esqueça de levar comida, seu corpo precisa de energia para fazer força.  Quando digo comida, estou me referindo à barra de cereais, frutas, gel de carboidratos, barrinhas de proteínas e isotônicos. De início você pode pensar: mas levar comida? Quero perder peso! Não se preocupe, coma alguma coisa a cada 40 minutos de treino, isso fará com que não chegue faminto e exagere no almoço ou no jantar. Vá por mim, você não vai querer sentir a sensação de esgotamento causado pela fome em um treino de bike, entre os ciclistas esta situação é chamada de “prego de fome”.

Pra lhe ajudar a controlar seu treinamento, é interessante que você compre um ciclocomputador básico pra bike, que custa mais ou menos R$ 100,00, ele é capaz de marcar hora, tempo de treinamento, velocidade, velocidade média e quilometragem. Porém, existem os ciclocomputadores mais tops, um deles é da marca Garmim que além das funções citadas acima, também possui frequência cardíaca, gasto calórico, altimetria, GPS, gráficos referente a cada função, permite que os treinos sejam armazenados no computador, permite trabalhar com zonas alvo de frequência cardíaca e oferecem também a oportunidade de treinar com um adversário virtual. Entretanto não sai por menos de R$ 1.400,00.

Quando o ciclista já está treinando de forma mais organizada é interessante também a aquisição de uma sapatilha, que nada mais é que um tênis específico para ciclismo que juntamente com pedais clip, lhe proporcionará pedaladas mais redondas e mais eficientes. Os equipamentos de segurança agora são mais importantes ainda, pois perceberão que a velocidade e a coragem cada vez aumentam mais, não saia para treinar sem capacete, luvas, óculos e uma boa bermuda com forro. Evite treinar sozinho, um ou vários amigos do lado é um estímulo a mais, sem contar que é mais seguro treinar em grupo.

 

ESPERO TER CONTRIBUÍDO. BOAS PEDALADAS E SUPERE-SE SEMPRE!!!

 

Professor Denilson Silva

Formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá

Técnico de Voleibol do Município de Mandaguari

Ciclista desde 1992.

30/01/2014